Este é um blog pessoal, onde colocarei textos escritos por mim em momentos de alegria e de angustia e textos que chegam em minhas mãos através de e-mails de amigos e que de alguma forma tocam meu eu interior.

13 de agosto de 2015

O Quebra-Cabeças

Passando em uma loja e vi o quebra-cabeças na vitrine. Me encantei. Entrei na loja, comprei e fui para casa com a ansiedade tomando conta. Quero montá-lo.
Olhei mais uma vez a caixa com seu lindo desenho e decidi vou começar já. Joguei o conteúdo da caixa na mesa e comecei a procurar as peças que se encaixassem.  Enquanto ia montando com muitas tentativas, alegrias, frustrações, tristeza, raivas, vontade de desistir, de deixar pra lá, depois eu faço, depois eu tento, cansei e sempre tentando, sou paciente e determinada quando quero fazer alguma coisa, mesmo assim a impaciência foi tomando conta junto com a frustração.
Enquanto olhava aquelas peças que não se encaixavam em lugar nenhum fui pensando na vida. Nascemos e é como se um grande quebra-cabeças fosse colocado em nossa frente. Sempre pensei que era quebra-cabeça porque afinal sou eu que monto, mas o jogo é igual à vida sempre envolve mais pessoas e são várias cabeças montando nem que seja uma única e importante peça.
Na nossa vida também é assim, vamos dia a dia, momento a momento, encaixando novas peças; às vezes acertemos, outras não, tentamos novamente e quantas pessoas passam ao longo dos anos, ajudando, colocando a peça que faltava para impulsionar nossa vontade de continuar, outras olham e desistem, outras sentam ao nosso lado e tentam conosco, outras na ansiedade de ajudar desmancham o que com tanto esforço conseguimos montar. Sabemos, vimos que não foi intencional, assim fazemos nós ao longo da vida, com uma palavra , com um gesto destruímos o que foi conquistado. Ficamos frustrados. A vida é um jogo de vários quebra-cabeças, precisamos jogá-los sabendo de todos os sentimentos envolvidos e saber recomeçar a cada nova peça, a cada novo jogo.
Como é gratificante quando e bonito quando vemos o desenho quase pronto. Temos mais vontade e determinação de terminar. Quando terminamos quanto orgulho e alegria, chamamos todos para verem, para participar conosco da nossa conquista..
E agora o que fazer? Desmanchar, guardar e em outra oportunidade montar de novo? Colar peça a peça e fazer um quadro e daqui a alguns dias nem olhar para ele porque temos novos desafios?
Nossa vida é assim a cada desafio vencido surge outro; muitas vezes os quadros não são bonitos ou fáceis, mas quando conseguimos montá-los quanta alegria e olhando novamente vemos que não era tão feio como parecia.
Parece que Deus muda nossa nosso olhar quando conseguimos montar o quebra-cabeças, ficamos mais pacientes, determinados , temos mais vontade de começar e recomeçar quantas vezes for necessário. Aprendemos a valorizar quem esteve conosco nesses momentos e não nos supervalorizar-mos, nunca fazemos nada totalmente sozinhos.
Quando o quebra-cabeças da nossa vida vida está totalmente pronto Deus vem recolhe as peças coloca na caixa esperando o novo momento de ser montado novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma alegria e um aprendizado.
Obrigada por comentar.